Palestras Inteligentes

Palestras do Dr. Frank

1. Aprendizagem Cooperativa - A Revolução no Ensino
Enfoque: Como ensinar mais e melhor aos nossos alunos? Como integrar conhecimentos, habilidades, competências e valores numa era tecnológica e digital? O que fazer para que o aluno aprenda a aprender, aprenda a fazer, aprenda a compartilhar e, sobretudo, aprenda a ser?
O palestrante, a partir das mais modernas propostas educacionais e dos grandes pensadores da educação, clássicos e contemporâneos, em uma cadência envolvente leva os participantes a várias sugestões e propostas de ensino e aprendizagem que englobam cooperação, competências, solidariedade, relações interpessoais, educação emocional e alta performance acadêmica.
Apresentação da mais moderna Metodologia de Ensino em aplicação nos Estados Unidos e na Europa. Assista, veja e aprenda como funciona a organização da sala de aula em pequenos grupos que trabalham construindo o próprio conhecimento sob a orientação do professor e desenvolvendo várias habilidades de interação, aprendizado, motivação e cooperação e suas variadas estratégias de participação e aprendizagem. Descrição de experiências aplicadas com sucesso onde o ganho acadêmico, a aprendizagem de habilidades e valores, e a performance individual superaram em grande escala e com grande vantagem os caminhos do ensino tradicional.

Ensinando Competências, Valores e Habilidades.
n Promovendo a Cooperação e o Trabalho em Equipe na Equipe da Instituição.
Uma fantástica revolução na maneira de ensinar e de aprender.
Organizando os Grupos Cooperativos.
n Aprendizagem Cooperativa e o aumento da performance acadêmica.
n As Estratégias, Dinâmicas, Jogos e Modelos para a condução do processo de ensino e aprendizagem.
n Como alcançar os elementos chaves: Interdependência Positiva, Responsabilidade Individual, Desenvolvimento de Habilidades, Participação Igualitária, Processamento e Dinâmica de Grupo e Interação Positiva entre os participantes.
n Metodologias Correlacionadas. 
n Pesquisas e Estudos que comprovam a eficácia da Aprendizagem Cooperativa.


Livro lançado em 2015 no Fórum Mundial de Educação Tecnológica.  Promocional pela Livraria Atelier do Saber - Solicitando o livro para a equipe, a palestra é gratuita. Para informações sobre o curso, escreva para fvc.frank@gmail.com














2. Automotivação na Vida Cotidiana, Acadêmica ou Profissional  (Construindo Saberes  Interpessoais e desenvolvendo Competências de Relacionamento e Motivação)

Enfoque: Palestra que aponta as soluções eficazes e duradouras para a motivação e o sucesso profissional e pessoal, tanto nos tempos de adversidade como nos momentos em que tudo parece seguir bem. Esta oficina engloba estudos sobre a Inteligência e a Vontade, a Automotivação Pessoal, o Estabelecimento de Metas e Prioridades e o Relacionamento Interpessoal. Como enfrentar o desânimo, a falta de perspectivas, as crises e o desgaste no ambiente profissional com as ferramentas da motivação.


3. Trabalhando em Equipe - Como Compartilhar, Cooperar e Trabalhar em Equipe

Enfoque: Transformar as Diferenças em Resultados através de Grupos, Equipes e Times Eficazes. Trabalho em Equipe e Clima Organizacional e Missão Institucional. Como criar e vivenciar um bom clima organizacional e motivacional no ambiente de trabalho através de valores interpessoais (ética, responsabilidade, respeito, ordem, organização, higiene, rapidez, polidez, cortesia, diplomacia, operosidade, dedicação, lealdade e obediência hierárquica). Além disso, como o Trabalho em Equipe pode ajudar na Melhoria nas Relações chefe-subordinado, tanto da perspectiva dos líderes como dos liderados e aumentar a cooperação entre as equipes.


4. O Paradigma das Cavernas
Uma pessoa que se libertou das correntes dará início a uma jornada que pode ser muito longa e durar toda a sua vida. Estará livre de todas as dificuldades inerentes à condição humana? Nunca mais será seduzida por uma proposta, por um sistema de valores, por uma ideologia? Esta obra procura apresentar reflexões e análises sobre estas questões e muitas outras sobre paradigmas, verdade, alienação, certezas, valores, ignorância, liberdade e escolhas.

Se algumas ideologias e filosofias modernas não dão ao homem muita esperança com relação ao presente e mesmo ao futuro, isto não significa que deixará de procurá-las sempre para fazer algumas escolhas, mesmo que provisórias, pois esta é a condição humana. Tomando como eixo a análise a Alegoria da Caverna de Platão e o opúsculo de Kant “O que é a ilustração”, no qual aparece a temática do uso autônomo da razão como condição para que o homem possa sair da infância para a maturidade, a palestra nos propõe uma imersão na filosofia por aquilo que ela sempre foi desde o surgimento na Grécia, isto é, um esforço de compreensão do mundo que nos cerca pelo uso de um procedimento racional que é sempre questionador, inquieto, atento às diversas formas de manifestação do que entendemos por realidade.


A vantagem de se estudar e analisar a realidade e o conhecimento a partir da filosofia é inerente à própria filosofia, pois ela, com sua capacidade de revisão e crítica interna, distancia-se de posições rígidas ou dogmáticas. Não que a filosofia seja sempre uma colcha de retalhos flexível, que abrigaria sobre um assunto ou tema toda sorte de teorias e doutrinas contraditórias. Não. A vantagem dela é aceitar as novas ideias como diferentes pontos de vista sobre o tema em questão. Assim, elegemos a filosofia para adentrar na maravilhosa aventura da descoberta do conhecimento. E assim, filosofando, caminharemos juntos ao tentar descobrir um pouco mais sobre O Paradigma das Cavernas.


Outras palestras solicitadas:

Produtividade e Criatividade diante dos Problemas e Adversidades
Enfoque: As Mudanças, crises e imprevisibilidade caracterizam o mundo moderno. Na maioria das vezes as pessoas não têm lidado com essas questões de maneira satisfatória. Até que ponto estamos preparados para atuar com produtividade e criatividade diante das adversidades? Enfrentar e gerenciar crises exige um perfil estruturado em competências e habilidades de inteligência emocional,  automotivação e capacidade de superação (resiliência). O mundo moderno exige um perfil eclético e resiliente dos profissionais, ou seja, que  possuam competências intrapessoais e interpessoais que lhes garanta equilíbrio emocional capaz de suportar as adversidades, evitando, assim, respostas emocionais às demandas em cenários de crise. Como desenvolver Habilidades e adquirir Entendimento para o equilíbrio das respostas emocionais diante das adversidades. Utilização de recursos de controle emocional em face dos desafios cotidianos e profissionais. Desenvolvimento de hábitos e posturas para administrar a vulnerabilidade emocional.


Limites, Valores e Autoridade
Enfoque: "Limites, Valores e Autoridade". Nesta palestra são apresentados vários modelos de educação contemporâneos, das famílias e de muitas escolas e por analogia, como funcionam nestes modelos a questão dos limites, a formação de valores, a educação e a formação do caráter. São apresentadas de forma dinâmica e criativa, as ideias e conceitos de grandes educadores e filósofos, tais como Jean Piaget, Hannah Arendt, Turiel e Yves de La Taille. Várias sugestões e orientações são apresentadas a educadores, pais e estudantes.


Um comentário: