Você pode solicitar uma Palestra (ou mesmo um Curso [em forma de palestras interativas]) da seguinte maneira:
1. Escreva um e-mail no qual devem estar presentes os seguintes dados informativos:
- Local (Nome da Instituição ou Empresa)
- Cidade e Endereço
- Data e horário pretendidos para a realização da Palestra/Evento
- Público Alvo
- Quantidade de Participantes
- Pessoa Responsável pela solicitação (nome completo, telefone e e-mail)
2, Envie o e-mail diretamente para fvc.frank@gmail.com
ou direcione o e-mail para o Atelier do Saber : atelierdosaber@hotmail.com.br
1. Escreva um e-mail no qual devem estar presentes os seguintes dados informativos:
- Local (Nome da Instituição ou Empresa)
- Cidade e Endereço
- Data e horário pretendidos para a realização da Palestra/Evento
- Público Alvo
- Quantidade de Participantes
- Pessoa Responsável pela solicitação (nome completo, telefone e e-mail)
2, Envie o e-mail diretamente para fvc.frank@gmail.com
ou direcione o e-mail para o Atelier do Saber : atelierdosaber@hotmail.com.br
1. As Metodologias Ativas e o Desenvolvimento de Competências, Habilidades e Valores
Enfoque: As Metodologias Ativas são a modernidade metodológica dos
processos de ensino e aprendizagem na educação. Em cada uma delas há o
desenvolvimento de competências específicas para a formação profissional e pessoal dos educandos em diferentes níveis,
cursos e faixas etárias. Docentes que desejam estar na vanguarda da educação e
buscam seu aperfeiçoamento contínuo têm aprendido mais sobre como fazer uso
dessas poderosas ferramentas didático-pedagógicas no crescimento e
desenvolvimento de seus alunos.
O Curso (workshop de 08 h/a) enfatiza a prática e a Palestra (02 h/a) apresenta as bases teórico-práticas das Metodologias Ativas.
- Como fazer a Integração das Metodologias Ativas;
- Aprendendo a Trabalhar com a Problematização (Problem Based
Learning - PBL);
- Desenvolvendo a Pedagogia de Projetos (Project Based Learning);
- Educação e Alfabetização Emocional;
- Criatividade e Design Thinking;
- Sala de Aula Invertida e o Uso da Pesquisa nos Processos de Ensino e
Aprendizagem;
- A Pedagogia da Cooperação e o Trabalho em Equipe;
- Aprendizagem Significativa e o Aumento da Performance Acadêmica;
- Aprendizagem Disruptiva e os Caminhos Alternativos de
Aprendizagem;
- A Formação de Valores Baseada nas Múltiplas Inteligências.
O Curso (workshop de 08 h/a) enfatiza a prática e a Palestra (02 h/a) apresenta as bases teórico-práticas das Metodologias Ativas.
2. As Metodologias Ativas e a Aprendizagem Cooperativa - A Revolução no
Ensino
Enfoque: Como
ensinar mais e melhor aos nossos alunos? Como integrar conhecimentos,
habilidades, competências e valores numa era tecnológica e digital? O que fazer
para que o aluno aprenda a aprender, aprenda a fazer, aprenda a compartilhar e,
sobretudo, aprenda a ser?
O palestrante, a partir das mais modernas propostas educacionais e dos grandes pensadores da educação, clássicos e contemporâneos, em uma cadência envolvente leva os participantes a várias sugestões e propostas de ensino e aprendizagem que englobam cooperação, competências, solidariedade, relações interpessoais, educação emocional e alta performance acadêmica.
Apresentação da mais moderna Metodologia de Ensino em aplicação nos Estados Unidos e na Europa. Assista, veja e aprenda como funciona a organização da sala de aula em pequenos grupos que trabalham construindo o próprio conhecimento sob a orientação do professor e desenvolvendo várias habilidades de interação, aprendizado, motivação e cooperação e suas variadas estratégias de participação e aprendizagem. Descrição de experiências aplicadas com sucesso onde o ganho acadêmico, a aprendizagem de habilidades e valores, e a performance individual superaram em grande escala e com grande vantagem os caminhos do ensino tradicional.
O palestrante, a partir das mais modernas propostas educacionais e dos grandes pensadores da educação, clássicos e contemporâneos, em uma cadência envolvente leva os participantes a várias sugestões e propostas de ensino e aprendizagem que englobam cooperação, competências, solidariedade, relações interpessoais, educação emocional e alta performance acadêmica.
Apresentação da mais moderna Metodologia de Ensino em aplicação nos Estados Unidos e na Europa. Assista, veja e aprenda como funciona a organização da sala de aula em pequenos grupos que trabalham construindo o próprio conhecimento sob a orientação do professor e desenvolvendo várias habilidades de interação, aprendizado, motivação e cooperação e suas variadas estratégias de participação e aprendizagem. Descrição de experiências aplicadas com sucesso onde o ganho acadêmico, a aprendizagem de habilidades e valores, e a performance individual superaram em grande escala e com grande vantagem os caminhos do ensino tradicional.
n Promovendo a Cooperação e o Trabalho em Equipe na Equipe da Instituição.
n Uma fantástica revolução na maneira de ensinar e de aprender.
n Organizando os Grupos Cooperativos.
n Aprendizagem Cooperativa e o aumento da performance acadêmica.
n As Estratégias, Dinâmicas, Jogos e Modelos para a condução do processo de ensino e aprendizagem.
n Como alcançar os elementos chaves: Interdependência Positiva, Responsabilidade Individual, Desenvolvimento de Habilidades, Participação Igualitária, Processamento e Dinâmica de Grupo e Interação Positiva entre os participantes.
n Metodologias Correlacionadas.
n Pesquisas e Estudos que comprovam a eficácia da Aprendizagem Cooperativa.
3. Trinta (30) Estratégias e Modelos Didáticos e Dez (10) Jogos em Metodologias Ativas para o Desenvolvimento de Competências e Habilidades Acadêmicas e Profissionais
Enfoque: Minicurso/Workshop de 08 h/a totalmente prático com a apresentação
de 30 (trinta) estratégias, dinâmicas e modelos, e 10 (dez) jogos didáticos em Metodologias
Ativas. São estratégias para compartilhar conhecimento; para ensinar matemática e raciocínio lógico; ensinar linguagens e expressão oral; desenvolver percepção espacial e motricidade. Também estratégias adicionais de divisão e
formação de equipes; para trabalhar a interação promotora; para o desenvolvimento
da responsabilidade; para manter o silêncio ou diminuir o ruído em
grupos produtivos; para planejar as aulas ativas e cooperativas; para sequência
de aulas; dicas e sugestões de filmes para promover a cooperação e para
a formação de valores; sugestões para acompanhar o ritmo de trabalho nos
grupos dos alunos; para construir avaliações de conhecimento
progressivo, cumulativo e sequencial; jogos para motivar, interagir,
desenvolver o raciocínio lógico, trabalhar a análise e a síntese, promover a
comunicação, o trabalho em equipe, a oralidade, a capacidade argumentativa e a
expressão criativa.
4. Motivação e Automotivação na Vida Cotidiana, Acadêmica ou Profissional (Construindo Saberes Interpessoais e desenvolvendo Competências de Relacionamento e Motivação)
Enfoque: Palestra motivadora que aponta as
soluções eficazes e duradouras para a motivação e o sucesso profissional e
pessoal, tanto nos tempos de adversidade como nos momentos em que tudo parece
seguir bem. Esta oficina engloba estudos sobre a Inteligência e a Vontade, a
Automotivação Pessoal, o Estabelecimento de Metas e Prioridades e o
Relacionamento Interpessoal. Como enfrentar o desânimo, a falta de
perspectivas, as crises e o desgaste no ambiente profissional com as
ferramentas da motivação.
Enfoque: Transformar
as Diferenças em Resultados através de Grupos, Equipes e Times Eficazes. Trabalho
em Equipe e Clima Organizacional e Missão Institucional. Como criar e vivenciar
um bom clima organizacional e motivacional no ambiente de trabalho através de
valores interpessoais (ética, responsabilidade, respeito, ordem, organização,
higiene, rapidez, polidez, cortesia, diplomacia, operosidade, dedicação,
lealdade e obediência hierárquica). Além disso, como o Trabalho em Equipe pode
ajudar na Melhoria nas Relações chefe-subordinado, tanto da perspectiva dos
líderes como dos liderados e aumentar a cooperação entre as equipes.
6. O Paradigma das Cavernas
Uma
pessoa que se libertou das correntes dará início a uma jornada que pode ser
muito longa e durar toda a sua vida. Estará livre de todas as dificuldades
inerentes à condição humana? Nunca mais será seduzida por uma proposta, por um
sistema de valores, por uma ideologia? Esta obra procura apresentar reflexões e
análises sobre estas questões e muitas outras sobre paradigmas, verdade,
alienação, certezas, valores, ignorância, liberdade e escolhas.
Se
algumas ideologias e filosofias modernas não dão ao homem muita esperança com
relação ao presente e mesmo ao futuro, isto não significa que deixará de
procurá-las sempre para fazer algumas escolhas, mesmo que provisórias, pois
esta é a condição humana. Tomando como eixo a análise a Alegoria da Caverna de
Platão e o opúsculo de Kant “O que é a ilustração”, no qual aparece a temática
do uso autônomo da razão como condição para que o homem possa sair da infância
para a maturidade, a palestra nos propõe uma imersão na filosofia por aquilo
que ela sempre foi desde o surgimento na Grécia, isto é, um esforço de
compreensão do mundo que nos cerca pelo uso de um procedimento racional que é
sempre questionador, inquieto, atento às diversas formas de manifestação do que
entendemos por realidade.
A
vantagem de se estudar e analisar a realidade e o conhecimento a partir da
filosofia é inerente à própria filosofia, pois ela, com sua capacidade de
revisão e crítica interna, distancia-se de posições rígidas ou dogmáticas. Não
que a filosofia seja sempre uma colcha de retalhos flexível, que abrigaria
sobre um assunto ou tema toda sorte de teorias e doutrinas contraditórias. Não.
A vantagem dela é aceitar as novas ideias como diferentes pontos de vista sobre
o tema em questão. Assim, elegemos a filosofia para adentrar na maravilhosa
aventura da descoberta do conhecimento. E assim, filosofando, caminharemos
juntos ao tentar descobrir um pouco mais sobre O Paradigma das Cavernas.
7. Ética e Política a partir das Vindiciae Contra Tyrannos
Em tempos de crise política, eis aqui uma Palestra sobre a Ética e a Política que explora o desenvolvimento do Estado Moderno a partir das influências dos monarcômacos: escritores políticos do Século XVI que numa época de monarquias absolutistas propuseram uma moderna teoria de estado fundada na representação, no contrato entre o governante e o povo (contratualismo), no direito através da constituição (constitucionalismo), na limitação dos poderes, na liberdade de consciência e de expressão.
Em tempos de crise política, eis aqui uma Palestra sobre a Ética e a Política que explora o desenvolvimento do Estado Moderno a partir das influências dos monarcômacos: escritores políticos do Século XVI que numa época de monarquias absolutistas propuseram uma moderna teoria de estado fundada na representação, no contrato entre o governante e o povo (contratualismo), no direito através da constituição (constitucionalismo), na limitação dos poderes, na liberdade de consciência e de expressão.
Que relações poderia haver entre o escritor político Nicolau Maquiavel, a rainha Catarina de Médicis e o vidente Nostradamus? Entre o Papa Gregório XIII, o rei Henri IV e o reformador Theodore de Bèze? Nesta palestra, muitas histórias e muitos personagens se mesclam às propostas filosóficas e teorias políticas. Você está convidado a adentrar ao mundo da Filosofia Política por meio de um caminho revolucionário, fascinante e instigador.
Outras palestras solicitadas:
Produtividade e Criatividade diante dos Problemas e Adversidades
Enfoque: As Mudanças, crises e imprevisibilidade caracterizam o mundo moderno. Na maioria das vezes as pessoas não têm lidado com essas questões de maneira satisfatória. Até que ponto estamos preparados para atuar com produtividade e criatividade diante das adversidades? Enfrentar e gerenciar crises exige um perfil estruturado em competências e habilidades de inteligência emocional, automotivação e capacidade de superação (resiliência). O mundo moderno exige um perfil eclético e resiliente dos profissionais, ou seja, que possuam competências intrapessoais e interpessoais que lhes garanta equilíbrio emocional capaz de suportar as adversidades, evitando, assim, respostas emocionais às demandas em cenários de crise. Como desenvolver Habilidades e adquirir Entendimento para o equilíbrio das respostas emocionais diante das adversidades. Utilização de recursos de controle emocional em face dos desafios cotidianos e profissionais. Desenvolvimento de hábitos e posturas para administrar a vulnerabilidade emocional.
Com Ensinar Limites e Valores numa Sociedade em Crise de Valores
Nenhum comentário:
Postar um comentário