Biografia Profissional
Sou um educador que se realiza ao liderar equipes e compartilhar conhecimentos, e essa vocação se traduziu em realidade ao longo das últimas três décadas dedicadas à educação. Ao dirigir equipes em trabalhos educacionais ou administrativos, ao pesquisar e escrever livros, ao lecionar ou em palestras, sempre mesclo teoria e prática, apresentando o que acredito que pode mudar o mundo: conhecimento, visão e ação!
No
começo de minha trajetória profissional, com o propósito de atuar na gestão
educacional, cursei Pedagogia com Habilitação em Administração e
Supervisão Escolar. E o interesse pela gestão da educação e estudos aprofundados em filosofia,
somados às pesquisas e estudos sobre metodologias ativas de ensino e aprendizagem definiram o restante
da minha experiência e formação. Tive estudos de Especialização
em Psicologia da
Adolescência no Newbold College
da Inglaterra (1996) e na sequência tornei-me
Mestre em Educação pelo UNASP
(2000), e posteriormente Mestre (2002) e Doutor (2008) em Filosofia, Ética e
Política pela USP (USP-FFLCH São
Paulo e Université François Rabelais,
França) e Pós-Doutor em Filosofia pela USP (USP-FFLCH, 2013). Na juventude eu havia cursado o Bacharelado em Teologia[i].
Ao
longo desse percurso profissional, aprendi muito sobre gestão
escolar e legislação educacional e dessa forma ajudei a criar várias
instituições educacionais e cursos de graduação e pós-graduação. Ao mesmo tempo
em que lecionava, recebi convites para atuar na gestão destas instituições, e assim desenvolvi uma ampla experiência no
campo da administração escolar pública e privada. Antes
do IFSP, atuei como Diretor de Escolas de
Ensino Fundamental e Médio (1994-1998), Coordenador
de Cursos Superiores e Vice-Diretor de
Faculdade (2000-2008). No IFSP-SRQ fui
o Diretor Acadêmico, coordenei o NAPNE (Núcleo de Assistência ao Portador de
Necessidades Educativas Específicas), a Comissão de
Avaliação Institucional, a equipe do Plano
de Desenvolvimento Institucional – PDI e
assumi a Coordenação da Pós-Graduação em
Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza (2011-2020). Tenho por certo que
a atuação com foco em qualidade educacional, proporcionaram a mim e aos meus
colegas e alunos, o privilégio de conseguir algumas vezes a Nota Máxima em Avaliações do INEP-MEC nas
instituições em que trabalhei.
Como pesquisador, individualmente e em equipe[ii]
realizo continuamente estudos sobre as Metodologias Ativas, sobretudo em sua
interface com a Pedagogia da Cooperação[iii].
Sou autor de vários livros e artigos sobre o tema[iv],
com destaque para as obras: ‘Pedagogia da Cooperação – Trabalhando em grupos através
da aprendizagem cooperativa’ (UNASPRESS,
2000 e 2002), ‘Pedagogia de Projetos’ (e-book, 2005), ‘Trabalho em
Equipe, Aprendizagem Cooperativa e Pedagogia da Cooperação (SCORTECCI, 2015), em
parceria com Manoel Andrade Neto, ‘Metodologias Ativas: Aprendizagem
Cooperativa, PBL e Pedagogia de Projetos’ (REPÚBLICA DO LIVRO, 2019).
Sobre a temática da Educação na Rede Federal, em parceria com Anna Carolina
Salgado Jardim e Clarilza Prado de Sousa, escrevemos
‘A Educação Profissional e Tecnológica no
Brasil e a Rede Federal de Ensino: um olhar retrospectivo’ (REPÚBLICA
DO LIVRO, 2020). Na área da filosofia, no campo de minha especialidade, ética e
política, escrevi os livros ‘O Paradigma das Cavernas’: um ensaio filosófico sobre o conhecimento e as escolhas
(SCORTECCI, 2013), e ‘Vindiciae contra Tyrannos: o
direito de resistir’ (Discurso Editorial, 2017). Meu primeiro livro
foi a narrativa da viagem que realizei e entrou para o Guinness Book of Records, intitulado ‘Uma Aventura de Carro
pelos Caminhos da América do Sul’ (INGRAFIL, 1996)[v].
Destacadas aqui, objetiva e resumidamente, além de experiência docente de três décadas, a experiência em Administração e Gestão Educacional (cargos, funções, e representações):
Frank V. Carvalho e a candidatura à direção do
câmpus IFSP-SRQ
Destacadas aqui, objetiva e resumidamente, além de experiência docente de três décadas, a experiência em Administração e Gestão Educacional (cargos, funções, e representações):
·
Diretor Adjunto Educacional do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus SRQ (nov.
2013 – mai. 2015);
·
Coordenador da Pós-Graduação em Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza – IFSP-SRQ (atual - desde jun. 2019);
·
Coordenador como representante docente, da Equipe do PDI
do IFSP-SRQ 2019-2023 (Plano de
Desenvolvimento Institucional);
·
Coordenador da CPA
- Comissão Própria de Avaliação Institucional IFSP-SRQ (2015-2018);
·
Editor-chefe da Scientia
Vitae, Revista Científica do
IFSP-SRQ, ISSN 2317-9066 (2013, 2018-2019),
e Editor-Associado (2014-2018, 2020);
·
Coordenador e Membro do NAPNE - Núcleo de Assistência ao Portador de Necessidades
Educativas Específicas (2012-2015);
·
Coordenador do Curso de Pedagogia (2000 a 2008),
do Curso Normal Superior (2003
a 2006) e atuação como Vice-Diretor nas
Faculdades Hoyler – VGP (2000-2008).
·
Coordenador na Rede Municipal do Ensino Fundamental – Secretaria de Educação – Vargem Grande Paulista (2008);
·
Diretor Escolar de Escolas e Colégios de Ensino Fundamental e Médio –
ES e MG (1994 a 1998).
Frank Viana Carvalho - Projetos, Palestras, Ecologia
Suas palestras motivacionais e educacionais são carregadas
de entusiasmo e exemplos práticos (Motivação, Filosofia, Empreendedorismo,
Trabalho em Equipe e Temas Gerais em Educação).
Apaixonado pela natureza e um entusiasta de todos os
projetos ligados ao verde, à preservação da natureza e a sustentabilidade, em
1993 lançou uma campanha ecológica em todo o continente sul americano através
de uma viagem recorde (presente no Guinness Book of Records) que resultou em um
livro (Uma Viagem de Carro pelos caminhos
da América do Sul).
Como praticante de trekking, mountain bike e montanhismo, atravessou o deserto do Atacama de bicicleta (Arica – Antofagasta), subiu e guiou grupos nas montanhas da região sudeste (Marins, Agulhas, Prateleiras, Couto, Bandeira), além do Nido de Condores (Aconcágua – Argentina-Chile) e já realizou inúmeras travessias solitárias ou conduziu grupos nas mais belas trilhas e parques florestais do litoral paulista (Serra da Bocaina, Paranapiacaba, Trilha do Índio, Juréia, Ilha do Cardoso) e PETAR (cavernas).
Outras atuações Profissionais:
Como praticante de trekking, mountain bike e montanhismo, atravessou o deserto do Atacama de bicicleta (Arica – Antofagasta), subiu e guiou grupos nas montanhas da região sudeste (Marins, Agulhas, Prateleiras, Couto, Bandeira), além do Nido de Condores (Aconcágua – Argentina-Chile) e já realizou inúmeras travessias solitárias ou conduziu grupos nas mais belas trilhas e parques florestais do litoral paulista (Serra da Bocaina, Paranapiacaba, Trilha do Índio, Juréia, Ilha do Cardoso) e PETAR (cavernas).
Outras atuações Profissionais:
• Gestor do
Programa Bolsa Família - Vargem Grande Paulista. (2008)
• Professor
de Didática, Ética, Filosofia, Latim, Sociologia da Educação, Administração
Escolar, Direito Educacional e outras diferentes disciplinas nos Cursos de
Pedagogia, Letras, Enfermagem, Administração, Direito, Ciências Contábeis,
Biologia, Gestão Ambiental e Enologia (HOYLER, FALC, FACEQ, MONTESSORI, MÁRIO SCHENBERG, IFSP).
•
Coordenador do Programa de Formação Docente da Alfabetização Solidária (1999 –
2005)
• Professor
do Ensino Fundamental e Médio (1986 a 1993).
• Como coordenador do Curso
de Pedagogia, com duas turmas
o Curso obteve a Nota Máxima no “Provão” do MEC, “A”.
• Destaque: Enquanto Diretor Educacional (gerente) e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque, o curso de Biologia recebeu a Nota Máxima na Avaliação do MEC.
o Curso obteve a Nota Máxima no “Provão” do MEC, “A”.
• Destaque: Enquanto Diretor Educacional (gerente) e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque, o curso de Biologia recebeu a Nota Máxima na Avaliação do MEC.
[i] Nas duas graduações atuei na liderança estudantil, tendo sido presidente do Grêmio Estudantil (Bacharelado em Teologia – Línguas Bíblicas) e presidente do Diretório Acadêmico (Licenciatura em Pedagogia).
[ii] Desde 2011, participo no IFSP-SRQ de um grupo que coordena e realiza pesquisas teóricas e práticas e projetos na temática da aprendizagem cooperativa, e com isso publica e participa de eventos nacionais e internacionais (Márcio Pereira, Anna Carolina Jardim e Maria Júlia Nogueira). São os seguintes projetos aprovados por editais: I – Modelos de Ensino – Estratégias e Recursos de Ensino e Aprendizagem Cooperativa; II - Currículo Integrado e Aprendizagem Cooperativa – Experiências com o Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio; III - Currículos Inovadores Integrados por Projetos Interdisciplinares e Metodologias Ativas; IV - Estudo e Análise do Currículo Integrado através de Propostas Teórico-Práticas e Didático-Metodológicas - Experiências e Pesquisas no IFSP (Brasil) e na Universidade do Porto (Portugal).
[iii] Em 2015, o Dr.Márcio Pereira, a Dra. Anna Carolina e eu representamos o IFSP-SRQ no Fórum Internacional de Educação Tecnológica em Olinda-PE. Em 2015, representei o Instituto Federal no Congresso Internacional de Educação com Cooperação na Dinamarca. Em 2019 recebi o convite para apresentar os estudos e pesquisas sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem Cooperativa no Congresso, e fui o primeiro a palestrar na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em Brasília – DF na apresentação dos trabalhos em 27 de agosto de 2019: (https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1107)
[iv] Principais publicações com destaque para as Metodologias Ativas e a Educação na Rede Federal:
CARVALHO, Frank Viana; JARDIM, Anna Carolina Salgado; SOUSA, Clarilza Prado de. A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e a Rede Federal de Ensino: um olhar retrospectivo. São Paulo, Editora REPÚBLICA DO LIVRO, 2020. ISBN 978-65-87554-02-0.
CARVALHO, Frank Viana; ANDRADE NETO, Manoel. Metodologias Ativas: Aprendizagem Cooperativa, PBL e Pedagogia de Projetos’. São Paulo, Editora REPÚBLICA DO LIVRO, 2019. ISBN: 978-85-85248-02-4.
CARVALHO, Frank Viana; PEREIRA, Márcio; PEREIRA, Iohana Barbosa. Importância do Pibid na Formação dos Discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de São Paulo – Campus São Roque (SP). Revista de Ensino de Ciências e Matemática – RENCIMA. 186 REnCiMa, v. 10, n., p. 185-202, 2019. Disponível em:
CARVALHO, Frank Viana; JARDIM, Anna Carolina Salgado. The Curriculum Integration and Cooperative Learning through the Art and Entrepreneurship Project in the Integrated Technical Course in Administration at a Federal Institute – Brazil. International Journal of Humanities Social Sciences and Education (IJHSSE), Volume 4, Issue 3, March 2017, PP 23-36. ISSN 2349-0373 (Print) & ISSN 2349-0381 (Online): http://dx.doi.org/10.20431/2349-0381.0403004
CARVALHO, Frank Viana. Research and Experiences on Cooperative Learning on Brazil. Scientia Vitae Magazine, vol.3, n. 11, janeiro de 2016, p. 02-11. Disponível em:
_______________________. Cooperative Learning in Brazil. IASCE (International Association for the Study of Cooperation in Education) - Newsletter Volume 35, Number 3, December 2016.
_______________________. Trabalho em Equipe, Aprendizagem Cooperativa e Pedagogia da Cooperação. São Paulo, Editora SCORTECCI, 2015.
_______________________. Experiências da aprendizagem Cooperativa no Brasil. International Conference of IASCE (International Association for the Study of Cooperation in Educaction) at Odense, Denmark, 01-03 october, 2015.
CARVALHO, Frank Viana; JARDIM, Anna Carolina Salgado; ALEXANDRE, Denise Marques. A Integração Curricular e a Aprendizagem Cooperativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: Uma Experiência no Curso Técnico Em Administração Integrado ao Ensino Médio. Anais do Congresso EDUCERE, XIIº Congresso Nacional de Educação. PUC-PR 26 a 29 de outubro de 2015. Disponível em:
CARVALHO, Frank Viana. Estratégias e recursos de ensino através da Aprendizagem Cooperativa aplicados aos graduandos da Licenciatura em Ciências Biológicas. Scientia Vitae, vol. 1, n. 1, junho, 2013, p. 62-77. Disponível em:
_______________________. Ensino e Aprendizagem Cooperativa – Promovendo o trabalho em grupo na sala de aula (p. 09-32) in UNGLAUB, Eliel. Aprendizagem - Múltiplas Visões sobre o Aprender. 1ª ed. Engenheiro Coelho: UNASPRESS, 2011. v. 1. 155p.
_______________________. Por que aprendizagem cooperativa? Revista Cooperação Online, v. agosto, p. 8-10, 2011.
CARVALHO, Frank Viana; CARVALHO, Delly Danitza Lozano. Pedagogia de Projetos. Revista Cooperação Online, Ano 6, Vol. 2, Fevereiro de 2009. Disponível em:
CARVALHO, Frank Viana. Pedagogia da Cooperação: trabalhando com os grupos através da Aprendizagem Cooperativa. Engenheiro Coelho-SP, Editora UNASPRESS, 2000 (1ª Edição) e 2002 (2ª e 3ª Edição).
_______________________. Pedagogia de Projetos. São Paulo, e-book, 2002, (2005).
_______________________. Metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Revista da Escola Adventista, UNASP - Arthur Nogueira, v. 06, p. 09-12, 2000.
_______________________. Projeto Pedagógico Central do Brasil. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 5, n.27, p. 48-57, 1999.
[v] As outras publicações, sobretudo na área da Filosofia (Ética e Filosofia Política) e Gestão não aparecem aqui nessas notas.
Parabéns!Sou diretora do Instituto de Educação Cooperar de Campo Grande MS, e o nosso fazer pedagógico é pautado na Pedagogia da Cooperação.
ResponderExcluir