Conhecendo Frank V. Carvalho

Dr. Frank Viana Carvalho.

Com mais de vinte e cinco anos de experiência na educação na rede pública e privada, atuou como professor, diretor escolar, supervisor de ensino e coordenador de cursos superiores.  Depois de graduar-se em Pedagogia e Teologia, tornou-se especialista em Psicologia da Adolescência (Newbold – Bracknell – Inglaterra, 1996), mestre em Educação (UNASP, 2000), mestre em Ética e Filosofia Política (USP, 2002), doutor em Filosofia (FFLCH, USP – Université François Rabelais, França, 2008) e Pós-Doutor em Filosofia (FFLCH - USP, 2013).

Suas palestras motivacionais e educacionais são carregadas de entusiasmo e exemplos práticos (Motivação, Filosofia, Empreendedorismo, Trabalho em Equipe e Temas Gerais em Educação).

Seus projetos e palestras por todo o Brasil na área de cooperação e filosofia resultaram em cinco livros e dezenas de artigos.

Apaixonado pela natureza e um entusiasta de todos os projetos ligados ao verde, à preservação da natureza e a sustentabilidade, em 1993 lançou uma campanha ecológica em todo o continente sul americano através de uma viagem recorde (presente no Guinness Book of Records) que resultou em um livro (Uma Viagem de Carro pelos caminhos da América do Sul). Como praticante de trekking, mountain bike e montanhismo, atravessou o deserto do Atacama de bicicleta (Arica – Antofagasta), subiu e guiou grupos nas altas montanhas da região sudeste (Marins, Agulhas, Bandeira), além do Nido de Condores (Aconcágua – Argentina-Chile) e já realizou inúmeras travessias solitárias ou conduziu grupos nas mais belas trilhas e parques florestais do litoral paulista (Serra da Bocaina, Paranapiacaba, Trilha do Índio, Juréia, Ilha do Cardoso) e PETAR (cavernas).

Pedagogo, filósofo e teólogo, é autor dos livros Uma Aventura de Carro pelos Caminhos da

América do Sul’ (livro paradidático, INGRAFIL, 1996), ‘Pedagogia da Cooperação’ (UNASPRESS, 2000), ‘Pedagogia de Projetos’ (e-book, 2004), ‘O Paradigma das Cavernas’ (introdução à Filosofia, SCORTECCI, 2013) “Trabalho em Equipe, Aprendizagem Cooperativa e Pedagogia da Cooperação” (SCORTECCI, 2015) e dezenas de artigos em educação, filosofia e política.


Atuação Profissional
• Diretor Educacional - Gerente (Instituto Federal de São Roque);
Professor do Ensino Superior;
• Editor da Revista Cooperação On Line (ISSN 1807-5231 [desde 2004]);
• Editor Associado da Revista Scientia Vitae do Instituto Federal de São Paulo (ISSN 1807-5231);
• Coordenador do NAPNE - Núcleo de Assistência ao Aluno com Necessidades Educativas Especiais no IFSP.
• Palestrante nas áreas de Trabalho em Equipe, Aprendizagem Cooperativa, Educação, Motivação e Filosofia.

Atuações  anteriores:
• Coordenador do Ensino Fundamental – Secretaria de Educação – V. Grande Paulista. (2008)
• Gestor do Programa Bolsa Família - Vargem Grande Paulista. (2008)
• Coordenador do Curso de Pedagogia (2000 – 2008) – Faculdades Hoyler - VGP
• Professor de Didática, Ética, Filosofia, Latim, Sociologia da Educação, Administração Escolar, Direito Educacional e outras diferentes disciplinas nos Cursos de Pedagogia, Letras, Enfermagem, Administração, Direito, Ciências Contábeis, Biologia, Gestão Ambiental e Enologia (HOYLER, FALC, FACEQ, MONTESSORI, MÁRIO SCHENBERG, IFSP).
• Coordenador do Programa de Formação Docente da Alfabetização Solidária (1999 – 2005)
• Diretor Escolar de Escolas de Ensino Fundamental e Médio (1994 a 1998)
• Professor do Ensino Fundamental e Médio (1986 a 1993).

•  Destaque: Como coordenador do Curso de Pedagogia, com duas turmas o Curso obteve a Nota Máxima no “Provão” do MEC, “A”.
•  Destaque: Enquanto Diretor Educacional (gerente) e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque, o curso de Biologia recebeu a Nota Máxima na Avaliação do MEC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário