quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Congresso Internacional de Aprendizagem Cooperativa - Primeiras Impressões

Congresso Internacional de Aprendizagem Cooperativa na Dinamarca. Primeiras impressões... Realmente Muito Bom!!! Mais de 40 países representados, educadores de todos os continentes, palestrantes de 26 países, esse evento promete!!! Na minha vez de falar, eles querem que eu também envolva os participantes numa grande dinâmica interativa (uauuuu!!!) Hoje tivemos visitas às escolas dinamarquesas (Hunderupskolen, Højmeskolen, Provstegaardskolen, Holluf Pile Skole), os contatos entre os palestrantes, o contato com a cultura local, e um workshop dinner...












Falando aos Amigos da Vinícola Góes em São Roque - SP

Motivando a Equipe da Vinícola Góes...


terça-feira, 15 de setembro de 2015

IFRS - Farroupilha - Uma Equipe Motivada na Formação Continuada sobre o "Trabalho em Equipe e a Pedagogia da Cooperação"



Profª Carolina Wiedman Chaves



Profª Rosana Andres Dalenogare

Profª Milena Schneid Eich



O que os participantes falaram sobre o Minicurso


“Muito bom. Espero que aconteça novamente!”

‘Sugiro replicar essa capacitação em outros momentos, pois o tema me pareceu muito aderente a nossa realidade de cursos da área técnica.
Parabéns pela iniciativa de trazer esses excelentes palestrantes.”

“Excelente. Valeu muito a pena esse minicurso. “

"Muito bom! O minicurso destacou pontos importantes a serem lembrados no momento de se prepara uma boa aula utilizando a aprendizagem cooperativa.”

“Um dos principais pontos positivos do minicurso forma os exemplos práticos."

“Todos os envolvidos estão de parabéns em oportunizar um momento tão rico em nosso câmpus.”

"Fico contente em perceber que estamos no caminho certo e parabenizo pela escolha do palestrante! Foi uma excelente formação!”

Penso que nas formações de início de ano letivo, onde normalmente recebemos convocação e por isso mais docentes estariam presentes, devem contar com palestrantes desse nível! A semana dos Núcleos e esse Projeto mostram que temos uma excelente rede de contatos!”



 “O minicurso foi muito bom para a formação profissional.”


“Gostei muito do assunto abordado, pretendo me aprofundar mais quando ler o livro que pude adquirir, esse que apresenta algumas possibilidades práticas para construção do trabalho cooperativo. Acredito que ao vivenciar algumas possibilidades, como foi o nosso caso ontem, conseguimos ter ideias de como implementar essas estratégias em sala de aula. Foi um dia muito produtivo. ;)”

Ótima oportunidade para aprender, foi muito positivo para minha formação e também para minha atuação profissional.

“Muito proveitoso. Palestrante com domínio do tema.”

"Muito interessante a metodologia interativa utilizada pelo professor. Mostrou-se profundo conhecedor de práticas pedagógicas que fazem a interação dos ouvistes a partir do tema proposto.”


“Pena que poucos colegas participaram. O palestrante é ótimo!!!!!”

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Palestrando no Rio Grande do Sul - Trabalho em Equipe

Foi realmente muito bom palestrar e contribuir para a formação continuada da Equipe do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul)! Valeu Farroupilha! Muito dez! Pessoas motivadas e muito participativas!!! Pedagogia da Cooperação!